Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade, ou o TDAH, trata-se de uma disfunção neurocomportamental, caracterizada principalmente por desantação, inquietude e impulsividade. Costuma apresentar seus primeiros sinais durante a infância, nos primeiros anos escolares, acompanhando sujeito pelo restante da vida adulta.
O TDAH pode se apresentar de várias maneiras, afetando a vida social, profissional e o processo de aprendizagem. Mas, comumente o paciente pode apresentar questões emocionas relacionadas a ansiedade, depressão e altos níveis de estresses.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldades em se concentrar, principalmente quando se trata de atividades que exigem um esforço intelectual. A inquietude, relacionada a ansiedade, pode se apresentar no diálogo onde comumente a criança responde perguntas direcionadas a elas antes mesmo de serem concluídas. A dificuldade de memorização e absorção de conteúdo é uma das principais queixas relacionadas ao TDAH que interferem na aprendizagem, dando a entender que a criança pode estar constantemente distraída ou desatenta.
Esteja atendo aos sinais, observem por entrelinhas. As vezes o que pode parecer simples como preguiça, na verdade é só a pontinha do iceberg com questões muito mais complexas que exigem a nossa atenção.